domingo, 8 de janeiro de 2012

A Ronda da Noite: Rembrandt

A Ronda da Noite é uma obra do pintor Rembrandt Van Riin de 1642. Representa milicianos ricos e mercadores e foi encomendada para ficar exposta na sala da Guarda Civil de Amesterdão. O mistério que cerca a obra – a arte, foi que são poucos os conhecidos do quadro, deixando eterna dúvida de quem seriam os demais ‘modelos’.

E se um pintor usasse a sua obra para denunciar um crime? E se esse pintor fosse Rembrandt e o crime um misterioso homicídio em plena Amesterdão do século XVII?
Desse mote, Peter Greenaway conta a provável história por trás de A Ronda da Noite/ Nightwatching.

O resultado é um misto de filme/pintura/teatro com os gêneros policial, histórico e biográfico. O filme agrada a gregos e trianos, eu diria. rsrsrs Numa cena dramática, poética e sensual começa o filme, levando para o sonho, a revelação, o desenlace, o trágico, a escuridão, a luz e a sombra...

Rembrandt é famoso, conceituado e o casamento apesar de negociado à partida é feliz e até bastante apaixonado. Sua esposa - Saskia, que carrega o seu primeiro filho no ventre, convence-o a aceitar a proposta angustiante de pintar a Milícia num retrato de grupo. Relutante, sente incumbido a fazer o quadro embora da forma menos convencional possível, intenção inflamada pela descoberta de uma conspiração e por um inesperado e misterioso homicídio.
Greenaway pinta a sua história de Rembrandt de tela viva em tela viva, como se nos levasse a passear por um museu imaginário. Com maravilhos fotografia vemos o efeito da escuridão,o oposto à luminusidade, tratada de uma forma magistral para o filme.regado de cenas teatrais de uma excessiva dramatização, sobretudo com as confissões debitadas diretamente ao espectador e um teimoso palco de dena de cinema.
“Para quem gosta de arte, é possível assistir com uma veracidade impressionante à criação e respectivo contexto, pessoal e social, de uma obra de arte que não só representou em simultâneo a ascenção e queda do génio, como à construção de um autêntico enigma alegórico.”
Carregada em si alguns ensinamentos de história e de arte como envolve o espectador numa investigação policial que ao mesmo tempo o transporta de uma forma singular para a vida privada de um dos maiores mestres da pintura de sempre. Um filme delicioso para quem curte os três tipos de arte.

Nenhum comentário: