segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Feliz Dia das Bruxas

Nos Estados Unidos, no dia 31 de outubro comemora-se o Dia das Bruxas. As crianças vão de casa em casa e perguntam: “truques ou travessuras?”. Quem as recebem bem ganham brincadeiras, os contrários levam truque.


Outra coisa feita pelos americanos são as festas temáticas (A Festa de Halloween) em que as pessoas se fantasiam de monstros, morte e afins. As personagens do cinema mais lembradas são: Freddie , Jason, morte e Zumbis.

Embora faça parte da cultura americana, os brasileiros já incorporaram há tempo esse costume.

Sabemos que o dia de nosso folclore é 22 de agosto, mas infelizmente pouco lembrado, ninguém comemora ou sai fantasiado de Saci Pererê, Cuca, Caipora, Mãe d’Água, Lobisomem, etc, e muito menos de Zé do Caixão ou Vampiro Brasileiro personagens de José Mogica Morim e Chico Anysio respectivamente.

O Saci Pererê é um menino negro de uma perna só e o Curupira é um anão verde e peludo com os pés virados para trás e ambos afugentam os caçadores e destruidores da floresta. A Cuca representa o medo e a feiúra para fazer a criança levada parar de fazer traquinagem.

Será que se não imitássemos os americanos, não teríamos uma festa menos alegre? Ou se também comemorássemos nosso folclore não teríamos duas festas divertidas e alegres?

Um feliz dia das Bruxas!

Nenhum comentário: