terça-feira, 9 de agosto de 2011

"Não acredito que você está conseguindo ler Saramago!"

Estava sentado numa mesinha/escrivaninha e, una persona passa por mim e pergunta o que estou lendo. Fechando o livro pra certificar da obra, solta a 'pérola': "Não acredito que você está conseguindo ler Saramago!"
Respeitando leitores e leitores, obras e autores, não mostrei qualquer tipo de indignação - não que não deveria, não poderia! Mas fica aqui a seguinte questão: O que pensar de uma pessoa/leitora dessas? Explicar JOSÉ SARAMAGO, creio, talvez seria demais, devido a esse preconceito para com este que escreve ou ainda a incapacidade de entender o Escritor. Tornaria talvez para ela, fatídico o tempo de se pensar no português. Embora o infeliz e preconceitoso comentário para com o leitor, abranje ainda mais para o conjunto da obra do autor português. Levaria ao não conheço, não quero, não gosto. Mas não gostar do que não se conhece?
Não me surpreende tal comentário, pois trata-se de uma devoradora de livros - Best Sellers e afins e porque não não dos GHOST WRITERS. melhor ler algo; que nada! mas quando o assunto é Literatura, quando o autor é SARAMAGO, exige o reflitir, o pensar, o instinguir a perguntar."Saramago encarava a Literatura como exaltação da língua e da imaginação, movido pelo empenho de contribuir para repensar a realidade." Não que eu também não lesse os livros comerciais, mas acreditar na incapacidade (e digo de si próprio!) de entender o Autor, é querer, é permanecer na mesmice, nos textos feitos e no comodismo de ser apenas mais uma pessoa que lê. Ler o que?

Nenhum comentário: